Livros de Areia

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Casa nova a noventa graus

A 90º Noventa Graus, nossa distribuidora, renovou o seu site e transformou-o numa plataforma de exposição e venda dos títulos que distribui. Muito bom design, e funcional, e menos uma desculpa para não comprarem livros pela net, de forma segura e rápida.

Olhos postos no horizonte próximo



Leia-se: no Fórum Fantástico, que decorrerá de 8 a 10 de Novembro, em Lisboa. Este é o cartaz, que poderíamos descrever como uma luta titânica entre os dragões de Doré e os "olhos místicos" de Redon ali à volta do elevador de Santa Justa.
No evento participarão Blanca Riestra e Bruce Holland Rogers, de quem apresentaremos, respectivamente, O sonho de Borges e Pequenos mistérios.

domingo, 28 de outubro de 2007

Vão-se as sereias











Três dias intensos para Rhys Hughes em Lisboa, documentados nas fotos acima, da autoria de Luís Rodrigues, Safaa Dib, Paulo Barros, Sandra Rosa e do próprio Rhys.
Motivos pessoais levaram à impossibilidade da presença de Fernando Alvim na FNAC na Sexta-feira, o que não impede que aqui agradeçamos a sua simpatia e disponibilidade desde que nos contactou há umas semanas. José Mário Silva foi mais do que um recurso, nesta ocasião: foi a bóia que socorreu os náufragos, com a sua inteligência e energia.
Um agradecimento especial a quem possibilitou esta visita, o British Council, nomeadamente à Dra. Isabel Lopes e a Mr. Fitch O'Connell. A sessão na sede do BC do dia 25 teve um ambiente verdadeiramente acolhedor.
À loja da FNAC do Colombo e ao Pedro Vinagre, pelo já habitual profissionalismo.
Ao Paulo Barros, que viajou 300 quilómetros para contagiar a sessão na FNAC com um pouco da sua aura positiva.
À Margarida Ferra e à Susana Vasquez que, ao trazerem os seus rebentos à apresentação, baixaram consideravelmente a média etária dos nossos assistentes e provaram que somos uma editora para um público dos 2 aos 77.
E, claro, ao talento, paciência e charme de Rhys Hughes, que mais uma vez, e um ano após a última vinda, aceitou visitar os seus amigos de Lisboa. Alguns deles responderam à chamada, e a eles o nosso agradecimento também.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Fernando Alvim avista sereia no Colombo



Para além do programa de visita de Rhys Hughes com o apoio do British Council (que tem o seu ponto alto hoje, na sede do BC em Lisboa, às 19:00 horas, com apresentação de José Mário Silva), A sereia de Curitiba, o seu último livro editado por nós, será apresentado na FNAC do Colombo amanhã, Sexta-feira, a partir das 18:30 horas, por Fernando Alvim.

sábado, 20 de outubro de 2007

&etc em documentário

Duas referências de uma cajadada, uma dentro da outra: um documentário sobre a editora &etc, realizado por Cláudia Clemente (que peca por curto, como afirma Paulo da Costa Domingos), em exibição no DocLisboa, e o blogue onde é feita essa referência, o de Teoria de Edição dos mestrandos em Edição de Texto da Universidade Nova.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Os dias de Rhys Hughes em Lisboa


Tome nota:
Dia 24 de Outubro — às 14:30, estará na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (à Av. Berna) para uma sessão com alunos e professores da Faculdade (informações: Profs. Alyson Roberts e Joana Rabinovitch da Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos, tel: 217 933 569);
Dia 24 de Outubro — às 19:00, no Café no Chiado, para sessão de leitura englobada no programa cultural deste espaço, pertencente ao Centro Nacional de Cultura (informações: 213 460 501);
Dia 25 de Outubro — às 19:00, na sede do British Council em Lisboa (entre o Largo do Rato e o Príncipe Real), com apresentação a cargo de José Mário Silva;



Dia 26
de Outubro — às 18:30, na FNAC do Colombo, com apresentação de Fernando Alvim .

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Negros labirintos de Praga



Porque sonha Borges, em Harvard e a um ano da sua morte, noite após noite, com a Praga fétida e sinistra de Rodolfo II, essa mesma para onde se dirigem John Dee e Edward Kelley em busca de fortuna e carregando um estranho manuscrito, que afirmam ter sido escrito pelos anjos? Um sonho apenas, ou o seu último labirinto, que o vem reclamar para as sombras? Uma fabulosa recriação dessa Praga mítica de finais do século XVI, capital da magia negra, onde nos embrenhamos profundamente nas 174 páginas de O sonho de Borges de Blanca Riestra. Apresentação dia 10 de Novembro no Fórum Fantástico e na FNAC do Chiado, com a presença da autora. Eis um excerto:

"Durante aquela viagem escura, por aquele túnel escuro que era a Boémia naquele ano, tivemos vários encontros de índole funesta. Ambos tínhamos uma carga de negrume às costas. Falávamos pouco. Mal comíamos. No terceiro dia cruzamo-nos com uma caravana de cómicos polacos que tinham consigo um urso amestrado e meio coxo. No décimo dia, nos arredores de Budejovice, um par de cães de selvagens devorou uma pomba à nossa frente. Duas semanas depois, perto do burgo de Cesky Krumlov, descobrimos o cadáver de uma jovem dependurado de um salgueiro muito belo. Recordo que a morta tinha as mãos intactas, (o resto do corpo tinha sido destroçado pelos corvos), umas unhas rosadas, de donzela, e que do pescoço lhe pendia um bezoar de bom tamanho. Kelley desmontou, e, enquanto eu vomitava a uma esquina, não conseguiu resistir à tentação de lhe examinar a dentadura apenas para, vendo-a em bom estado, retirar do bolso um pequeno alicate e arrancar com ele, um a um, todos os molares. Guardou-os numa bolsinha de veludo vermelho, e a esta na grande chibata de que nunca se separava. Seguimos caminho. E assim, após muitos dias intermináveis e muitas noites escuras, cheias de padecimentos e presságios, chegámos a Gratz."
© 2007 Livros de Areia Editores Lda. / Design: Pedro Marques

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Pequenos mistérios



Eis a capa de Pequenos mistérios de Bruce Holland Rogers, que será apresentado durante o Fórum Fantástico de Lisboa a 9 e 10 de Novembro próximo, e também na FNAC do Chiado no dia 10. O autor estará presente em Portugal, a convite do Fórum e com o alto patrocínio da Embaixada dos Estados Unidos da América. Lembramos que esta colectânea de contos, com tradução de Luís Rodrigues, vem com a marca de dois World Fantasy Awards, conquistados em 2006 (um para a colectânea e outro para o conto Don Ysidro). Eis um excerto do conto O Rei Duende:
"Certa noite, faltou a luz no nosso bairro mesmo antes da hora de ir dormir. Eu já estava de pijama, e o meu pai levava-me ao colo para o quarto. Não havia luz para me contar uma história, porém declamou de memória o poema:

A Lua é um olho para o Rei Duende
Ver como te estás a portar.
E se amuas, choras, berras ou gritas
As aranhas vão-lhe contar...


A lua tinha surgido à janela. Àquela luz mortiça, tudo o que podia ver eram as córneas nos olhos do meu pai e os dentes a brilhar.

E quando a Mãe desfez a cama,
Eis o que ela encontrou:


Enquanto declamava o poema, foi esboçando um sorriso cada vez mais largo. Os dentes adquiriram luz própria, e os olhos tornaram-se enormes. O resto do corpo desvaneceu-se até eu deixar de perceber onde acabava a escuridão e começava o meu pai.
Concluiu o poema, depois afagou-me o cabelo e disse o que sempre dizia quando me deixava a sós com as palavras do poema a pairar no ar negro.
– Porta-te bem – disse ele. – Porta-te muito, muito bem."
© 2007 Livros de Areia Editores Lda. / Design: Pedro Marques

terça-feira, 2 de outubro de 2007

A capa da sereia



Eis a capa do próximo livro de Rhys Hughes, A Sereia de Curitiba, com tradução de Safaa Dib, à venda a partir de meados do mês (PVP 17€) e que será apresentado em Lisboa nos dias 25 (sede do British Council, 19:00h) e 26 (FNAC do Colombo, 18:30h com a presença de Fernando Alvim). Também contaremos com a presença de Paulo Barros, que fez uma leitura desabridamente folk e sensual dos textos do autor, e cujos desenhos serão mostrados aos felizes comparecentes de ambos os eventos. Dia 24, englobado num programa do BC, o Rhys fará uma leitura no Café no Chiado, da qual daremos detalhes em breve.
Caso não saibam, este livro foi concebido para ser publicado unicamente em português, o que o torna numa raridade a nível mundial, portanto, meninos e meninas, façam-se ao autógrafo nos dias em que o irredutível galês estiver por cá. Daqui a uns anos, fazem fortunas no eBay...
© 2007 Livros de Areia Editores Lda. / Design: Pedro Marques