Livros de Areia

quarta-feira, 2 de agosto de 2006

Grãos de areia I

Alguns excertos dos nossos livros, que se encontram à venda nas livrarias indicadas na nossa lista, ou no nosso site. Ainda vão a tempo de levar um bom livro para férias.



"A treta é inevitável sempre que as circunstâncias permitam que alguém fale sem saber do que está a falar. Assim, a produção de treta é estimulada sempre que as obrigações ou as oportunidades de alguém falar sobre um determinado assunto excedem o seu conhecimento dos factos relevantes para esse assunto. Esta discrepância é comum na 'vida pública', na qual as pessoas são frequentemente impelidas – quer pelas suas próprias inclinações, quer pelas exi­gências alheias – a falar extensamen­te sobre ma­té­rias das quais são, em variados graus, ignorantes.
Exemplos semelhantes surgem como efeito da convicção generalizada que uma das responsibilidades dos cidadãos de uma democracia é terem opiniões sobre tudo, ou pelo menos sobre tudo o que tenha a ver com a condução da política do seu país. A carência de uma ligação significativa entre as opiniões de uma pessoa e a sua apreensão da realidade será ainda mais grave, escusado será dizê-lo, em alguém que acredite ser sua responsabilidade, como agente moral consciente, avaliar acontecimentos e condições em qualquer parte do Mundo."
(Harry G. Frankfurt, Da treta, tradução de Piedade Pires, 10 €, pp. 73-74)

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... »

6:42 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home