Livros de Areia

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Leitura obrigatória


Este livro (além de, graficamente, ser um dos mais bem compostos e belos livros que me passaram pelas mãos nos últimos tempos) é de leitura positivamente incontornável, pelo tom sereno de um homem que esteve num dos mais altos cargos de uma gigantesca corporação editorial e que sabe que escrever sobre algo sem saber sobre o que se escreve é treta (como diria Harry Frankfurt, na linha de Wittgenstein). E, ao acaso, este parágrafo fulminante, ao cuidado dos ministros da Cultura que dizem que os autores são mais valiosos dos que as multinacionais, mas que se abstêm de dizer como ou que fazer para que o sejam de facto:

"A third possibility of change is that governments directly provide help to publishers as part of a broader program of assistance to cultural institutions. Many european governments now have substantial aid policies for filmmakers. There are also new cross-national associations such as the publicly subsidized French-German television station Arte, which broadcasts at a level higher than anything that can be seen in the English-speaking world or, indeed, in most of Europe. Why shouldn't book production warrant similar public help?"
(André Schiffrin, The business of books, pp. 150-151, Verso, New York, 2000)

Uma questão que está longe de ser esgotada com as falácias (neo-) liberais: o mercado do livro está na iminência de uma saturação insuportável, com a oferta ultrapassando em muito a procura, e com uma obsessão quase suicida no marketing direccionado ao best-seller, rejeitando cada vez mais a diversidade. E, já agora, na questão ridícula de fazer-se ou não um acordo ortográfico com o Brasil, não seria antes mais proveitoso e corajoso criar pontes comerciais para o livro português (i.e., produzido e publicado em Portugal), que contornassem as onerosas taxas (bancárias, de transporte, etc) que impedem que brasileiros comprem livros produzidos cá (incluindo os do "valioso" Fernando Pessoa) sem um enorme esforço?
(PM)

1 Comments:

Blogger Severino said...

De facto não é a quantidade que faz a qualidade, mas antes a diversidade!

9:08 da tarde  

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