Livros de Areia

domingo, 6 de maio de 2007

Palavras sábias


"In the early days of publishing, designers were both publishers and producers. They would produce their own things, projects that they believed in either commercially or culturally. The idea of design detached from the production of content is a relatively recent phenomenon. In the big historical sweep, it is tied to Fordism and Taylorism and the whole idea of specialization and the abstraction of the work process." (Bruce Mau, Life Style, Phaidon, p. 334)
Um dos melhores livros de designers da última década, finalmente ace$sível por um destes felizes acasos que as Feiras dos Livros proporcionam... Um manancial de informações sólidas sobre como desenhar e produzir livros com excelente tipografia e design, na fronteira entre a norma rígida e abstracta europeia e o individualismo americano. Tudo de uma forma barata e rápida, sem cortantes, sem vernizes, sem relevos, sem fitinhas coladas na capa, sem recorrer a ilustradores ou fotógrafos "com nome"...
O designer como editor e produtor dos conteúdos publicados, ou seja, como um dos seus autores (conceito ainda marcado por uma certa aura Romântica) . Nada de novo, afinal: Quentin Fiore e Marshall McLuhan já o tinham descoberto há 40 anos.
(PM)