Livros de Areia

domingo, 12 de novembro de 2006

Favourite book by favourite author in favourite film



Borges, mais uma vez, e Kosinski serão os pretextos para o nosso envolvimento no próximo Fórum Fantástico. E uma vez que, infelizmente, não foi possível à organização montar um ciclo de filmes, aqui fica a nossa sugestão de 4 títulos, um por cada dia do evento, que podem encontrar no mercado, ou local (lojas) ou global (web).
Borges povoa muitos filmes, directa ou indirectamente, mas a escolha inicial vai incondicionalmente para Performance de Nicolas Roeg e Donald Cammell (1968, frames retirados daqui). Constitui, ainda hoje, uma das mais viscerais experiências que podemos ter perante um filme: é duro, sujo e quase insuportável até, misteriosamente, o entranharmos, como àquela famosa bala que circula pelas entranhas de Mick Jagger e liberta a imagem do escritor, que é, de resto, uma sombra omnipresente. Muitos anos depois, as últimas palavras de Donald Cammell, segundos após ter disparado sobre si com uma Glock, terão sido: "vês a imagem de Borges?" Num registo mais comedido, e mais próximo a um texto identificável de Borges (Tema do traidor e do herói), há A estratégia da aranha de Bernardo Bertolucci (1969), com os fantasmas do Fascismo na província italiana em fundo.


Jerzy Kosinski foi perseguido durante os anos 70 por Peter Sellers para que que adaptasse Being There ao cinema. Acedeu e o resultado foi o filme de Hal Ashby de 1979, em que Sellers tem o seu último grande papel. A personagem do jardineiro analfabeto Chance, que só sabe citar frases que ouve na TV e que chega aos mais altos círculos da política americana, é hoje vista como profética do surgimento de Dubya, mais conhecido por George W. Bush. Jr. Pouco tempo depois, Kosisnki acedeu a outro convite insistente, e teve em Reds, de Warren Beatty (1981), uma interpretação que surpreendeu pela sua intensidade, no papel do frio oficial bolchevique Grigori Zinoviev. O filme celebra este ano o seu 25º aniversário com uma nova cópia nas salas dos EUA e em breve em DVD.



Para os que gostam de procurar filmes impossíveis de encontrar, aqui fica uma quinta proposta, e um repto: La invasión, um filme de Hugo Santiago de 1969, realizado na Argentina com argumento de, nem mais nem menos, Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares. Um pequeno filme série B, entre o policial e a FC. Apenas existe uma cópia em película, na Cinemateca Argentina. Mais informações, aqui.